Em evento realizado em Campo Grande com a presença de centenas de pessoas, os resultados foram divulgados junto com a lista de Touros Jovens Nelore 2024
O calendário dos produtores brasileiros de gado Nelore PO é permeado por diversas datas importantes. Para os clientes do Programa Embrapa Geneplus uma delas é o dia de apresentação dos resultados da GP PAD da raça Nelore - Prova de Avaliação de Desempenho, realizada desde 2016. A divulgação deste ano foi realizada em 07 de junho durante o Encontro Técnico promovido pelo Geneplus.
O evento foi composto por um cronograma riquíssimo para os interessados em melhoramento genético na pecuária. “Esta é uma data muito relevante para o Programa Embrapa Geneplus. Neste ano, antes da divulgação dos resultados da Prova de Avaliação, oferecemos palestras dentro do painel “Pecuária Moderna: de qual animal precisamos?” com Luiz Carlos Louzada, da Cia Pecuária, falando sobre a Visão da Cria, Paulo Dias, da Ponta, falando sobre Visão da Recria e Terminação; e Fábio Toral, da UFMG, falando sobre a Visão do Geneplus Além disso, os gestores e coordenadores do Programa Embrapa Geneplus falaram sobre o atual alcance do Programa e inovações oferecidas aos produtores.
Na GP PAD Nelore de 2024 foram avaliadas duas gerações de touros: Prova 1 - animais nascidos em julho, agosto e setembro de 2022; e Prova 2 : animais nascidos em outubro, novembro e dezembro de 2022. Os dois animais posicionados em primeiro lugar em cada prova foram o touro 7755 da Nelore IPB, do produtor Ulisses Serra Neto, e o touro Dedalo da TELC, da Barra do Sucuriu, do produtor César Ciampolini Neto.
Ainda durante o evento foi feita a apresentação dos touros jovens eleitos como GP ATJ Nelore deste ano. Em 2024, quinze animais foram selecionados. São eles:
Durante o evento foi entregue ainda o Prêmio “Luiz Otávio Campos da Silva” - homenagem que leva o nome de um dos fundadores do Programa Embrapa Geneplus - profissional brilhante, respeitado e querido nacional e internacionalmente. O prêmio é concedido desde o Encontro Técnico de 2023 em reconhecimento ao investimento na coleta de fenótipos qualificada. Neste ano, ele foi entregue para o produtor Nedson Rodrigues, da Fazenda Cachoeirão.
O Encontro Técnico já é realizado desde 2016 quando foi promovido o encerramento da primeira GP PAD Nelore na Embrapa Gado de Corte. Ano a ano o evento veio ganhando mais prestígio graças às informações apresentadas e também pela oportunidade de trocas de experiências promovidas. Neste ano um público numeroso prestigiou o Encontro, cerca de 400 pessoas estiveram no evento.
“Sempre buscamos inovar e aperfeiçoar esse dia tão especial. Após a divulgação dos resultados, no momento de visita aos animais na Embrapa Gado de Corte, implantamos uma novidade: o público foi recebido com mais conforto e estrutura. Montamos uma tenda com arquibancadas para mostrarmos os animais eleitos GP ATJ Nelore e os primeiros colocados na GP PAD Nelore. Eles foram apresentados pelos nossos coordenadores Leonardo Nieto e Maury Dorta. Melhorar incessantemente, essa é uma das nossas missões”, conta Gilberto Menezes.
Histórico da GP PAD Nelore
Desde 2016, mais de 1.000 touros da Raça Nelore participaram da Prova de Avaliação de Desempenho realizada pelo Programa Embrapa Geneplus (GP PAD) – realizada dentro da Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande.
O trabalho constitui uma expressiva contribuição para o melhoramento genético dos rebanhos bovinos de corte do país pela identificação e promoção de animais jovens de grande valor e pela geração de fenótipos ligados à eficiência alimentar, fundamentais para predição de DEPs genômicas de maior robustez.
“Há oito anos desenvolvemos este trabalho em prol da evolução genética da raça Nelore, grande protagonista da nossa pecuária e, portanto, importante pilar da economia do Brasil”, afirma Gilberto Menezes, pesquisador da Embrapa e gestor do Programa Geneplus.
A GP PAD Nelore de 2024 contou com a participação de 107 animais machos de 27 fazendas dos estados de SP, MS, MT, GO e MG. Os animais chegaram para a prova após o sobreano, com idade média de 18-20 meses, quando já passaram por todas as etapas chave de coleta de dados preconizadas pelo Programa Embrapa Geneplus.
As características avaliadas durante a prova são: Ganho médio diário (GMD), Consumo alimentar Residual (CAR), Perímetro escrotal, Área de olho de lombo e Espessura de Gordura Subcutânea. Ao final da prova, é feita uma classificação dos participantes com base nos dados obtidos.
De acordo com Gilberto Menezes, “a GP PAD dá subsídios para que os criadores promovam o melhoramento genético de seus rebanhos em busca de animais que sejam mais eficientes no uso dos alimentos, o que leva a uma pecuária mais competitiva, mais sustentável e mais lucrativa”.
O gestor ainda complementa que “avaliar o consumo individual de alimentos de bovinos é caro e complicado, sendo inviável que seja feito, de forma isolada, pela grande maioria dos criadores em suas fazendas. A GP PAD foi idealizada para viabilizar a inserção desse importante critério de seleção na realidade dos selecionadores de Nelore do Brasil – isso é inovação!”.
Desde a sua criação, a Prova é realizada na Embrapa Gado de Corte, em um local que dispõe do que há de mais moderno em tecnologia. O sistema é inteiramente automatizado. O animal é identificado e recebe um chip eletrônico na orelha logo na entrada. O sistema de monitoramento do consumo de ração é efetuado diariamente em tempo real durante 24 horas, por meio de sensores instalados nos cochos.
Toda informação sobre o que o animal come é transferida para um software e imediatamente computada. O advento da tecnologia foi um passo decisivo no sentido de permitir o conhecimento preciso do que o touro está comendo e transformando em peso.
Por fim, o gestor ressalta algo que considera central em relação à Prova: “essa ação somente tem sentido se inserida dentro de um programa de melhoramento, funcionando como parte de uma engrenagem maior para geração de avaliações genéticas mais robustas e completas que permitam aos criadores otimizar seus trabalhos de seleção em busca de animais cada vez mais eficientes e produtivos – base para uma pecuária sustentável e competitiva”.