

Campo Grande foi ser o palco de uma semana especial totalmente dedicada ao melhoramento genético do gado de corte brasileiro. De 14 a 18 de junho, o Programa Embrapa Geneplus reuniu pesquisadores, produtores, técnicos e convidados em uma sequencia de eventos em que puderam conhecer o trabalho de ponta realizado em propriedades atendidas pelo Geneplus, inovações tecnológicas, além do resultado de provas de avaliação de desempenho realizadas pelo Programa.
Em 14 de junho, os Técnicos de Campo do Programa Embrapa Geneplus fizeram a seleção dos GP ATJ Plus 2023. Neste ano, 10 touros jovens da raça Nelore foram selecionados entre os participantes da Prova de Avaliação de Desempenho.
No dia 15, o evento levou os participantes ao Dia de Campo da Fazenda Elge, também cliente do Geneplus que apresentou o trabalho de melhoramento genético realizado dentro da propriedade e celebrou, em um dia histórico, os 145 anos da linhagem Lemgruber no Brasil.
O dia 16 foi composto por um cronograma riquíssimo para os interessados em melhoramento genético na pecuária. “Durante o dia todo promovemos o Encontro Técnico. Nele oferecemos palestras com pesquisadores e convidados, apresentações de inovações do Programa Embrapa Geneplus, além da divulgação dos resultados das Provas de Avaliação de Desempenho 2023 para as raças Nelore e Brangus que realizamos dentro da Embrapa”, conta Gilberto Menezes, gestor do Programa Embrapa Geneplus.
“O Encontro Técnico já é realizado desde 2016 quando promovemos o encerramento da primeira prova de avaliação de desempenho na Embrapa Gado de Corte. Ano a ano o evento veio ganhando mais prestígio graças às informações apresentadas e também pela oportunidade de trocas de experiências promovidas. Em 2023 tivemos um número recorde de participantes, cerca de 300 pessoas”, afirma Gilberto Menezes.
Ainda durante o Encontro Técnico foi feita, pela primeira vez, a entrega do Prêmio Luiz Otávio Campos da Silva aos produtores que mais enviaram animais para as PADs Nelore e Brangus neste ano. O prêmio leva o nome do pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Luiz Otávio, falecido recentemente, por ter sido o grande idealizador das Provas de Avaliação de Desempenho do Programa em 2016, além de ser um dos criadores do Geneplus na década de 90 e responsável por uma inestimável contribuição para a pecuária de corte da atualidade.
Os dois últimos dias da Semana Genética 2023 foram compostos por dois clientes do Geneplus que são referência na pecuária brasileira. No dia 17, foi realizado o dia de campo da Genética Aditiva, na Fazenda Canaã, e no dia 18 a semana foi encerrada com o Leilão Nelore JMP, no Terra Nova Eventos.



