PAD

 

As Provas de Avaliação de Desempenho têm sido promovidas pelo Programa Embrapa Geneplus desde 2016 com objetivo de avaliar a conversão alimentar, o ganho de peso diário e o peso final dos animais. Além da eficiência alimentar, durante a Prova também são avaliadas outras características reprodutivas e de carcaça dos animais participantes.

A GP PAD inclui três fases: adaptação a pasto com suplementação, adaptação ao confinamento e a prova propriamente dita – em confinamento. Neste período o consumo individual é medido por meio de cochos eletrônicos.

Ao final de cada Prova, com base na classificação dos animais em função do índice da Prova e no julgamento dos Técnicos Credenciados pelo Programa Geneplus Embrapa, são escolhidos os animais que recebem o selo de Touros Jovens do ano – GP ATJ – chancela que confirma animais de valor genético elevado. O Programa Embrapa Geneplus aposta e promove a seleção de touros jovens geneticamente superiores às diversas raças que atende, aprimorando cada vez mais o processo de seleção. O objetivo final é fomentar a evolução na cadeia produtiva da carne no Brasil.