Em 01 de julho de 2020, com um grupo de dez criadores, iniciávamos (ou retomávamos) o Programa de Melhoramento Genético da raça Limousin no Brasil. Logo de início, sabíamos da dificuldade que teríamos em gerar uma avaliação genética que tivesse o mínimo de consistência aceitável, pela escassez ou mesmo inexistência de um banco de dados estruturado, que permitisse gerarmos valores genéticos para os animais da raça.
Desde a pedra fundamental do Programa até que esse dia chegasse, passaram-se exatos 897 dias, praticamente dois anos e meio, até que fosse publicada a primeira Avaliação Genética da raça Limousin no Brasil. Muito tempo, mas com enorme alegria podemos dizer que esse dia finalmente chegou.
Nessa primeira publicação, relacionamos 2605 touros utilizados na raça, para os quais disponibilizamos as DEPs de Peso ao Nascimento (PN), Efeito Materno aos 120 dias (P120), Total Maternal aos 120 dias (TM120), Total Maternal a Desmama (TMD), Peso a Desmama (PD), Peso ao Sobreano (PS), Ganho pós-Desmama (GPD), Idade ao Primeiro Parto (IPP) e Perímetro Escrotal ao Sobreano (PES). Ainda, estabelecemos um Índice de Qualificação Geral (IQG Geneplus) para ordenar os animais que contempla as ponderações de 15% para PN, 30% para TMD, 30% para PS e 25% para PES.
Da mesma forma como para os touros, cada criador participante do Programa está recebendo o acesso aos dados da avaliação genética, contendo as DEPs para as características já mencionadas e para o IQG de todas as suas matrizes, produtos machos e fêmeas cadastrados na nossa base de dados.
É necessário e justo agradecermos a confiança e, mais do que isso, a resignação dos criadores que bancaram esse processo até aqui, crentes de que estávamos construindo algo de enorme importância para o futuro do Limousin nacional.
Agradecimento também necessário à equipe da Associação Brasileira dos Criadores de Limousin, pelo empenho e dedicação com o Programa. Ainda, um especial agradecimento ao corpo técnico do Programa Embrapa Geneplus, pelo compromisso de sempre com o atendimento aos criadores e pelo zelo com o rigor técnico em todas as etapas do processo, de forma que podemos agora dispor de uma ferramenta fundamental para o melhoramento genético dos rebanhos e da raça como um todo.
Pessoalmente, sou grato por ter participado disso tudo, e me sinto honrado pela oportunidade de ajudar a construir uma pecuária de corte melhor, mais eficiente e produtiva por meio do melhoramento genético em uma raça com potencial significativo para o cruzamento industrial no País.
Para o Limousin, considerem apenas um início, é daqui pra frente que o trabalho de verdade começa, na aplicação dos resultados na seleção e melhoramento genético e também na busca contínua para que essa ferramenta seja aprimorada a cada nova edição. No que depender de mim e do Programa Embrapa Geneplus, tenham a certeza de que estaremos juntos nessa empreitada.
Maury Dorta Jr. – Coordenador do Programa Embrapa Geneplus