Criação e customização de páginas

O WordPress possui uma ferramenta própria para criação e customização de páginas que pode ser acessada por meio do Painel Principal de administração.

Para criar uma nova página, procure pela aba “Páginas” no menu à esquerda do Painel Principal e selecione a opção “Adicionar Nova”.

Imagem 1

O seguinte painel será aberto:

Imagem 2

1. Adicione o título de identificação da página (Obs: Este título não ficará visível na página. Para adicionar um título visível, este deverá ser incluso no conteúdo da página com a utilização da tag HTML h1.)


2. O Elementor é um plugin de customização de páginas web repleto de funcionalidades e pode ser utilizado para customizar qualquer página no site. Para utilizá-lo, basta clicar no botão indicado. (Obs: Caso uma página seja criada e customizada com o plugin Elementor, aquela não poderá mais ser customizada utilizando o editor de conteúdo padrão do WordPress, caso contrário, tudo o que foi feito com Elementor não ficará mais visível.)


3. A aba “Visual” corresponde a um editor de texto padrão, ao estilo Microsoft Word, onde é adicionado o conteúdo que aparecerá na página.


4. A aba “Texto” corresponde a um editor de código.


5. O campo “ascendente” define uma página existente que será estabelecida como antecessora da nova página. Isso influenciará no endereço URL da nova página.


6. O “Modelo” define qual formato de apresentação a página terá, sendo 4 opções:


6.1 Modelo Padrão: Este é o modelo padrão de apresentação das páginas no WordPress. O conteúdo da página ocupará metade da tela e ficará alinhado à esquerda.


6.2 Elementor Canvas: Consiste em uma página na qual o conteúdo ocupa todo o espaço na tela, ocultando o cabeçalho e o rodapé do site. É o modelo ideal para criação das páginas de sumários.


6.3 Largura Total: Apresenta o conteúdo ocupando todo o espaço horizontal da tela, sem nenhuma espécie de espaçamento nos limites horizontais.


6.4 Full Width: Apresenta o conteúdo ocupando todo o espaço horizontal da tela, com o devido espaçamento nos limites horizontais. É o modelo padrão utilizado para o desenvolvimento das páginas no site Geneplus.


7. A “Imagem Destacada” não aparece na página diretamente, ela ficará visível em locais específicos que a requeiram, quando a página estiver interligada a estes locais (por exemplo: o Slider Principal. Ver imagens 3 e 4).


8. O “Resumo” consiste em qualquer tipo de descrição que se queira dar sobre a página ou seu conteúdo. Assim como a Imagem Destacada, este não aparecerá na página, mas em locais específicos. (Ver imagens 3 e 4)


9. Feitas todas as customizações, a página poderá ser publicada e ficará visível no site.


Imagem 3
Imagem 4