9ª EDIÇÃO GP CIRCUITO EMBRAPA GENEPLUS PERCORREU FAZENDAS DE SÃO PAULO E MATO GROSSO DO SUL

Durante três dias de evento, produtores, técnicos e convidados conheceram como a tecnologia de ponta de Geneplus é aplicada da porteira pra dentro das fazendas visitadas
Como diversos eventos presenciais, ele está de volta! A edição de 2022 do GP Circuito Embrapa Geneplus levou pecuaristas, técnicos e pesquisadores a visitar fazendas atendidas pelo programa de melhoramento genético. Neste ano o evento foi realizado no interior do estado de São Paulo e Mato Grosso do Sul nos dias 27, 28 e 29 de abril.
Quatro anfitriões integraram o roteiro do evento: a Fazenda Pedrinhas em Anaurilândia/MS, a Fazenda Aymoré, a Tairana Central de Inseminação Artificial e a Chácara Dourada, as três na região de Presidente Prudente/SP. Durante o GP Circuito, os visitantes conheceram os resultados obtidos por estes pecuaristas por meio da avaliação genética de seus rebanhos. Todas as propriedades que foram percorridas têm no plantel a raça Nelore, que representa mais de 80% do rebanho bovino do país.
Em 2022 o GP Circuito Geneplus chegou à sua nona edição – o evento só não foi realizado em 2020 e 2021 devido à pandemia. “É uma alegria imensa voltarmos a percorrer fazendas com o Circuito! Nos anos anteriores já estivemos em propriedades de São Paulo, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. Sempre aprendemos muito juntos”, afirma Leonardo Nieto, Coordenador de Ações das Raças Zebuínas do Programa Embrapa Geneplus e organizador do Circuito.
Segundo Nieto, o objetivo da iniciativa era reunir participantes do programa para o intercâmbio de experiências relacionadas ao melhoramento animal feito dentro de cada propriedade e dar a oportunidade aos associados de exporem aos demais integrantes a maneira como o trabalho vem sendo desenvolvido da porteira pra dentro. ”Além de estreitar o relacionamento entre eles, durante as visitas foi possível aos visitantes conhecer diferentes trabalhos de seleção genética e a importância de se priorizar a utilização de touros com procedência. Isso é vital para todos os integrantes da cadeia”, completa Nieto.
Desde a fundação da Embrapa Gado de Corte de Campo Grande, em julho de 1977, os pesquisadores da área de melhoramento animal têm a certeza de que, para se realizar, de fato, o melhoramento genético, é preciso uma atuação direta nos rebanhos de seleção.

Dia 01 – Fazenda Pedrinhas

Dia 02 – Fazenda Nelore Aymoré

Dia 03 – Fazenda Nelore da Dourada

Tairana – Central de Inseminação